Lipoaspiração: Cirurgião Plástico Dr. Alexandre Nunes tira suas dúvidas

A lipoaspiração, também chamada de lipoescultura, é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção de tecido gorduroso de áreas específicas do corpo, como barriga, nádegas, quadris e coxas, através de uma técnica que usa sucção. A lipoaspiração não é um procedimento que visa o emagrecimento, mas sim a remoção de gordura localizada, principalmente aquelas resistentes a dietas e exercícios. Hoje o Cirurgião Plástico Dr. Alexandre Nunes que tem seu consultório em Brasília explica mais sobre a Lipoaspiração.

Cirurgia plástica Lipoaspiração em Brasília

O QUE É O PROCEDIMENTO DA LIPOASPIRAÇÃO?

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que deve ser realizada exclusivamente por cirurgiões plásticos, devendo ser realizada em centro cirúrgico habilitado com anestesia. Antes da cirurgia, o cirurgia plástico irá marcar com uma caneta as áreas que serão abordadas com liposucção. É possível que o seu médico peça para você ficar em pé parcialmente sem roupa para que ele possa fazer as marcações corretamente.

A anestesia para a lipoaspiração pode ser regional (peridural ou raqui) ou geral, dependendo da quantidade de gordura que se pretende retirar. A anestesia geral também é utilizada quando se deseja lipoaspirar segmentos mais superiores, como braços e região submentoniana, e principalmente, quando a lipo é associada a outra cirurgia, como por exemplo mamoplastia ou rinoplastia.

Segundo o Cirurgião Plástico Dr. Alexandre Nunes, uma vez que o paciente encontra-se anestesiado, o procedimento pode ser iniciado. “A lipoaspiração é feita com a inserção de uma fina cânula, instrumento cilíndrico oco de metal, através de pequenos incisões na pele em direção à camada de tecido adiposo (tecido de gordura). A cânula da lipoaspiração fica conectada a um dispositivo que cria vácuo para aspirar a gordura. Quando a cânula entra na camada de gordura subcutânea, ela causa traumas no mesmo, soltando as gorduras e facilitando sua aspiração para fora do corpo.” ressalta o cirurgião plástico de Brasília.  Atualmente existem variações desta técnica que permitem uma aspiração mais eficiente e menos traumática de gordura.

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE LIPOASPIRAÇÃO. AGENDE UMA CONSULTA COM O DR, ALEXANDRE NUNES CIRURGIÃO PLÁSTICO QUE ATENDE EM BRASÍLIA, GOIÂNIA, SANTOS E SÃO PAULO

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ALGUMAS AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA A LIPOASPIRAÇÃO

lipoaspiração ultra-sônica envolve uma cânula capaz de emitir energia ultra-sônica para “derreter” a gordura, facilitando sua remoção. A técnica com ultra-som pode ser usada em conjunto com a técnica infiltrativa. Apesar de parecer mais efetiva na teoria, esta técnica apresenta algumas desvantagens como a necessidade de incisões maiores, maior risco de lesões internas, maior custo e maior tempo de procedimento.

lipoaspiração à Laser é semelhante, só que em vez de usar ultra-som, usa energia do Laser para quebrar as gorduras. Atualmente não há evidências que estas duas técnicas sejam superiores à lipoaspiração infiltrativa isolada.

vibrolipoaspiração é uma outra variante, consiste em uma cânula que produz rápidos movimentos para frente e para trás, facilitando a quebra de gordura e sua aspiração.

No final das contas, a lipoaspiração tumescente é a mais usada, podendo ou não ser associada a outras técnicas.

E a técnicas chamadas de minilipo, hidrolipo, lipolight? Estes procedimentos são muitas vezes vendidos como variações mais seguras e com menos riscos que a lipoaspiração, o que é uma mentira. A minilipo ou a lipolight são, por exemplo, apenas uma lipoaspiração em que se retira menor quantidade de gordura. No fundo, apresentam as mesmas indicações e riscos. Não aceite ser operado(a) por médicos não especializados em cirurgia plástica sob a alegação de que estes procedimentos são mais simples, podendo ser realizados por outros profissionais. Temos um texto em que abordamos esses tipos de cirurgia plástica com mais detalhes

CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO

A região submetida a lipoaspiração pode ficar bastante dolorosa e apresentar edemas e equimoses (manchas roxas). O cirurgião plástico pode indicar o uso de uma cinta para modelar o corpo e reduzir o edema. A cinta costuma ser utilizada ininterruptamente por cerca de 1 mês, podendo ser retirada apenas na hora do banho. Posteriormente a cinta é usada somente à noite, na hora de dormir, por mais um mês.

Cirurgia plástica Lipoaspiração em Brasília

O paciente pode e deve andar já no primeiro dia de pós-operatório para reduzir o risco de tromboses nas veias dos membros inferiores. O retorno ao trabalho costuma ser liberado após 1 semana. O prazo para retirada dos pontos também costuma ser de 7 dias. Atividades físicas somente após 1 mês, no mínimo.

Quem pode fazer uma lipoaspiração?

A lipoaspiração não deve objetivar o emagrecimento. Os melhores resultados são obtidos por aqueles pacientes que mantém o peso estável há algum tempo, mas apresentam aquela impertinente gordurinha localizada, apesar do controle da dieta e de exercícios regulares. O paciente não deve fazer a lipoaspiração primeiro para depois resolver mudar seus hábitos alimentares e de atividade física. A área lipoaspirada não costuma acumular gordura novamente, o que pode causar irregularidades caso o paciente venha a engordar de novo.

O grau de flacidez da pele pode ser um fator impeditivo. Uma excessiva flacidez pode indicar perda da elasticidade da pele, o que atrapalha nos resultados da lipoaspiração. A presença de estrias também é um forte indicador de uma pele pobre em elasticidade

Cirurgia plástica Lipoaspiração em Brasília

OS RISCO DA LIPOASPIRAÇÃO?

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico e deve ser tratada com a devida seriedade. Complicações comuns a qualquer cirurgia, como sangramentos e reações a anestesia também podem ocorrer na lipoaspiração.

A lipoaspiração é muito traumática e provoca grandes edemas no subcutâneo, o que significa grande mobilização dos líquidos corporais. Para evitar complicações como anemia ou insuficiência renal aguda  por sangramentos ou perdas excessivas de água para os edemas, os volumes de gordura aspirados não devem ultrapassar 7% do peso corporal (ex: 4,2 litros em um paciente de 60kg) e a área lipoaspirada não deve ser maior do que 40% da área corporal.

Outro risco é a lesão de órgãos internos pela cânula. Esta complicação é muito grave, mas é rara se o profissional for experiente e bem treinado. O problema é que há muitos aventureiros praticando cirurgia plástica sem ter título de cirurgião plástico.