• (61) 4104-6161
  • apoio@drplastica.com.br

Cirurgia Plástica no Nariz

1) Qual a idade mínima para operar o nariz?

O ideal é que o paciente apresente as estruturas nasais completamente desenvolvidas, o que acontece a partir dos 16 a 18 anos de idade.

2) Quais são as técnicas utilizadas?

A rinoplastia pode ser realizada pela técnica aberta ou fechada, dependendo de cada necessidade. No primeiro caso, são feitas incisões na estrutura que separa as narinas ou nas laterais das asas nasais. Já na técnica fechada, a cirurgia é feita completamente por dentro do nariz, sem cicatrizes aparentes.

3) Como é o pré-operatório?

É recomendado evitar o cigarro 15 dias antes (e 15 depois) da cirurgia para não atrapalhar a cicatrização. O paciente deve informar ao cirurgião se está tomando alguma medicação, como anticoagulantes, antiinflamatórios e vitaminas.

4) Quanto tempo demora a cirurgia?

A cirurgia plástica de nariz pode durar de 1 a 3 horas, de acordo com as necessidades de cada paciente e com a técnica empregada.

5) Qual tipo de anestesia é utilizada?

A rinoplastia pode ser realizada com anestesia local com sedação ou geral, dependendo do quadro do paciente. Se a cirurgia for feita com anestesia local, o paciente pode ser liberado em até 12 horas após a intervenção. Já com a anestesia geral, é necessária internação de 24 horas.

6) Quanto tempo demora a recuperação?

O paciente deve permanecer em repouso por 7 dias, quando estará usando curativos. Depois desse período é possível retornar ao trabalho e às atividades sociais. Nas 2 primeiras semanas, o inchaço e os hematomas ainda são visíveis, melhorando progressivamente em até 6 ou 8 semanas.

7) Quais são os cuidados durante o pós-operatório?

Nos primeiros dias é recomendado dormir com a cabeça um pouco elevada e com o rosto virado para cima. O uso de óculos somente estará liberado quando a maior parte do inchaço diminuir, depois de 3 semanas. Nos primeiros dias do pós-operatório, qualquer contato com o sol está proibido e nos 3 primeiros meses deve ser evitada a exposição solar prolongada. Os esportes sem contato físico podem ser retomados dentro de 1 mês.

8) A rinoplastia afeta a respiração?

Durante o pós-operatório, a respiração pode ser levemente comprometida pelo inchaço no interior do nariz e pela diminuição os movimentos das asas nasais. Com a evolução da cicatrização, a respiração tende a voltar ao normal, ou melhorar, quando problemas do septo nasal são corrigidos.

9) Os resultados são imediatos?

Logo na primeira semana já é possível notar as principais correções, mas os resultados finais apenas são visíveis depois de 6 meses a 1 ano.

10) Os resultados são definitivos?

Os resultados a rinoplastia são definitivos, porém, a região nasal pode sofrer algumas modificações ao longo dos anos, como acontece com qualquer parte do corpo.

%d blogueiros gostam disto: