• (61) 4104-6161
  • apoio@drplastica.com.br
  • EnglishFrenchPortuguese

Tratamento do Melasma com Laser Fracionado Co2

Tratamento do Melasma com Laser Fracionado Co2

O que é melasma?

O melasma, ou cloasma, é um distúrbio pigmentar caracterizado por manchas escuras na pele, principalmente nas têmporas e testa, que podem variar em intensidade. São, geralmente, maiores que um centímetro e ocorrem mais frequentemente em mulheres durante mudanças hormonais, como gravidez e menopausa.

As manchas possuem tom acastanhado (marrom), em diferentes intensidades, e forma irregular. Além disso, elas podem aparecer dos dois lados da face, de maneira simétrica.

Tal disfunção é um distúrbio crônico, que deve ter tratamento e prevenção contínuos, pois, mesmo quando apresenta melhora, pode piorar facilmente ao faltar com os cuidados. Não se trata de uma condição exclusivamente feminina, entretanto, o número de homens que sofrem com o melasma é bem menor em relação às mulheres, numa proporção de 9 mulheres para 1 homem.

É importante ressaltar que o melasma não tem nada em comum com o melanoma (câncer de pele), compartilhando apenas alguns fatores de risco. Portanto, o melasma é benigno.O código da doença do CID (Código Internacional de Doenças) é L81.1, em Outros distúrbios de pigmentação.

Tratamento a Laser Fracionado CO2  do Melasma

Fases do Tratamento do Melasma

A primeira fase no tratamento do melasma, e a mais importante, consiste na avaliação médica detalhada. O seu médico deve analisar as características das suas manchas, vai avaliar a cor da pele, estado clínico e hormonal, tudo para saber o que acarretou a formação do melasma. O melasma é muito difícil de ser eliminado, assim é necessário uma constante busca por novos estudos, tecnologias e formas de tratamento.

O segundo ponto e também muito importante é o tratamento domiciliar. Depois daquela avaliação, seu médico vai prescrever cremes para o tratamento do melasma, protetor solar próprio para a sua pele, medidas de prevenção à exposição solar (de extrema importância) e por último vai determinar os procedimentos mais indicados, entre eles, por exemplo, o tratamento a laser para o melasma. O ideal, nos casos de melasma e nos tratamentos a laser, é que o protetor indicado contenha base, por proteger não só contra a radiação ultravioleta, mas também da luz visível.

Tratamento a Laser Fracionado CO2  do Melasma

Como funciona o Tratamento a Laser Fracionado CO2  do Melasma

O laser fracionado Co2, ao ser aplicado na mancha do melasma, causa um “impacto” que quebra a estrutura do pigmento e este será absorvido e eliminado pelas nossas células. As vantagens das tecnologias atuais é que o pulso é rápido e intenso, quebrando o pigmento, mas sem aquecer a pele, o que pode gerar mais manchas.

 

Como ocorre o melasma?

A pigmentação da pele é feita através de uma substância chamada melanina, que é produzida por uma célula chamada melanócito. Essas estruturas ficam localizadas na camada inferior da epiderme, parte mais superficial da pele. A melanina, além de ser responsável pela pigmentação, auxilia na proteção contra a radiação solar.

O melasma ocorre quando existe uma hiperproliferação ou hiperfunção do melanócito, produzindo mais melanina do que o necessário, processo chamado de hipermelanose. A melanina em excesso fica alojada dentro da pele, o que provoca as manchas. Essa condição não apresenta nenhum risco à saúde, porém, por causar desconforto estético, é uma queixa frequente nos  consultórios

admin

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: