Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a lipoaspiração é a cirurgia mais realizada no Brasil. Líder de procura, o procedimento de Lipo HD ajuda a para remodelar áreas específicas do corpo, como coxas, braços, cintura, peito, costas, bochechas, pernas, entre outros, removendo o excesso de gordura, melhorando os contornos e equilibrando as proporções corporais.
Uma novidade recente na lipoaspiração é a Lipo HD, também conhecida como lipoaspiração de alta definição ou lipo 3D. Esse procedimento utiliza técnicas diferenciadas, oferecendo um método mais preciso na remoção de gorduras e remodelação da silhueta, promovendo uma “alta definição” dos músculos e contornos naturais do corpo humano.
Lipo HD é uma técnica nova que esculpe as regiões da gordura, salientando a musculatura e definindo lugares estratégicos.
Com os tecidos anestesiados, o cirurgião realiza as incisões nos locais onde serão inseridas a cânula que aspira a gordura em excesso. Em algumas técnicas, a cânula vibra em sua extremidade, facilitando a ação no tecido adiposo sem causar tantos traumas. Aparelhos modernos, como o Vaser, podem auxiliar nos resultados.
Na sequência, após a remoção inicial, a gordura pode passar por um procedimento de tratamento e ser reinserida nas regiões do corpo do paciente às quais se quer dar mais volume. A cirurgia de lipo HD pode levar de 1-3h e necessita de um período de internamento de cerca de 12-24h horas.
Como a lipoaspiração e a lipoescultura tradicionais, a lipo HD não é um método de emagrecimento, mas sim de aperfeiçoamento do corpo. Por oferecer um resultado que ressalta os músculos, é recomendada especialmente para pessoas que desejam ter um corpo definido, mas ainda não conseguiram atingir esse objetivo por meio de treinos e dietas, porém precisam ter porcentagem baixa de gordura corporal.
Desta forma, antes de realizar a cirurgia, esteja ciente se está dentro ou muito próximo ao peso ideal, com baixa porcentagem de gordura corporal,possui uma alimentação saudável, pratica exercícios físicos intensos e apresenta boas condições de saúde em geral. Se não se enquadrar em todos estes quesitos não está indicado a lipoaspiração de alta definição.
Se o paciente está acima do peso, possui muita gordura intra-abdominal, baixo índice de tônus muscular ou flacidez, a Lipo HD é contraindicada. Nesse caso, os resultados seriam muito aquém do esperado e o mais recomendado é optar por outros procedimentos.
Caso a lipoaspiração seja realizada em um área mais extensa do corpo e retire mais gordura, é bem possível que o paciente fique hospitalizado nas primeiras 24h para avaliação médica e recebimento de medicações na veia. Porém, na grande maioria dos casos, logo no dia seguinte a alta é dada e o cirurgião prescreve as medicações necessárias para serem utilizadas em casa. Após 10 dias, o paciente já é liberado para o retornar a maioria das atividades físicas.