Você quer um abdómen mais bonito e bem definido? Uma cirurgia plástica pode ser a solução. As duas principais cirurgias indicadas para melhorar a aparência do abdômen são a lipoaspiração e a abdominoplastia. Mas qual é a diferença entre os dois procedimentos e como você saberá qual cirurgia é ideal para você?
Lipoaspiração
A lipoaspiração é uma boa opção para quem deseja remover depósitos de gordura localizada, encontrados principalmente na cintura, coxas, quadris, além da região abdominal. Ela não é recomendada como uma ferramenta de perda de peso e não deve ser realizada em pessoas obesas.
Vale a pena ressaltar que a lipoaspiração trata o excesso de gordura e não o excesso de pele. As novas tecnologias como o lipo a laser e o Vaser, produzirão algum grau de retração da pele, mas nunca o suficiente para substituir uma abdominoplastia. As tecnologias realmente agregam resultado, porém o mais importante é alinhar esses resultados com as expectativas dos pacientes
Lipo HD
A lipoaspiração de alta definição (lipo HD) é uma nova técnica de lipoaspiração que melhora a forma final do abdómen, pois realça o “desenho” da musculatura e embora seja uma ferramenta muito interessante para melhorar os resultados ela também não deve ser indicada para pacientes acima do peso, nem com flacidez de pele
Abdominoplastia
Além de remover o excesso de gordura do abdômen, uma abdominoplastia também remove o excesso de pele e corrige a frouxidão muscular. Gestação, ganho de peso, efeito sanfona, menopausa, cirurgia bariátrica são eventos que podem alterar a anatomia normal do abdomen, esticar excessivamente a pele e separar os músculos abdominais.
Os candidatos ideais para abdominoplastia são pessoas com boa saúde, peso estável e excesso de pele abdominal que não respondeu à dieta ou ao exercício. Se você se senta ereto e tem dobra de pele, é um bom candidato a uma abdominoplastia.
Outra preocupação comum das pessoas que desejam realizar abdominoplastia ou lipoaspiração é se precisam perder peso antes da cirurgia. A orientação é que o paciente esteja no seu peso ideal ou próximo dele; que corresponderia a um IMC entre 20-25. Contraindicamos a cirurgia para pacientes obesos, ou seja, com um índice de massa corporal (IMC) maior que 30 devido a um risco aumentado de complicações.
A abdominoplastia e a lipoaspiração são cirurgias de contorno corporal, indicadas para melhorar a forma do paciente. Elas não são procedimentos de emagrecimento . Nestes casos indicamos ao paciente que procure um médico endocrinologista ou até mesmo um especialista em cirurgia bariátrica dependendo do caso.
Você será um BOM CANDIDATO à abdominoplastia se:
1 – apresenta excesso de pele na região abdominal, com formação de dobras
2 – apresenta abaulamento ( arredondamento) da parede abdominal devido ao afastamento dos músculos ( conhecido como diástase abdominal)
3 – apresenta excesso de gordura subcutânea. Neste casos a melhor técnica será a lipoabdominoplastia. Esse procedimento combina abdominoplastia e lipoaspiração em um único procedimento.
Você deve RECONSIDERAR uma abdominoplastia se:
1 – seu índice de massa corporal é superior a 30
2 – você está pensando em engravidar no futuro
3 – você é portadora de doenças mal controladas, como um problema cardíaco crônico ou uma doença reumática em atividade.