• (61) 4104-6161
  • apoio@drplastica.com.br
  • EnglishFrenchPortuguese

Conheça os riscos do PMMA!

Conheça os riscos do PMMA!

Nas últimas semanas muitos casos de erros médicos em cirurgias plásticas e principalmente sobre o uso do PMMA na hora de realizar a bioplastia. No entanto, como o assunto é extenso e requer muitos cuidados, esse POST abordará os riscos oferecidos por essa substância.

 

Vale lembrar que a intervenção estética costuma ser a melhor opção para quem busca realizar pequenas correções no volume da face e do corpo, mas não quer encarar o bisturi. O preenchimento pode ser feito com diferentes substâncias e uma delas é o PMMA, produto derivado do acrílico que promete resultados imediatos e permanentes, além de ser, em forma geral, mais acessível que a outros produtos

Contudo, esse aparente benefício do polimetil-metacrilato pode ser uma via de mão dupla. Isso porque se o resultado do procedimento for satisfatório, você ficará com esse aspecto para sempre, já que a substância não é absorvida pelo organismo. Mas se a intervenção não for bem feita ou ficar em apenas uma área, o resto do rosto continuará sofrendo os efeitos da idade e gravidade e se ocorrer qualquer problema mais sério, os resultados são praticamente irreversíveis.

Opinião dos especialistas

Como os efeitos colaterais e as chances do procedimento não ser um sucesso existem, os cirurgiões plásticos debatem fortemente sobre o assunto, já que para retirar o PMMA do rosto é preciso uma cirurgia um pouco mais invasiva e as cicatrizes podem se tornar um problema para quem buscar a bioplastia como forma de melhorar sua aparência e elevar a autoestima.

Riscos do PMMA

Endurecimento

No organismo, o gel injetado endurece e se torna palpável, ou seja, é possível sentir algo duro no local da aplicação.

Migração e Deformação

Existe a chance de que o PMMA, ainda líquido ou já endurecido, se desloque pelo organismo da paciente, o que pode, dependendo do volume aplicado, causar uma deformação estética.

Alergia

Por ser um produto sintético, as chances de ocasionar reações alérgicas são maiores. Corticoides podem ser usados para tratar os sintomas, que variam desde vermelhidão e inchaço até pus e dor.

LEMBRE-SE Todo membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica deve, obrigatoriamente, ser encontrado no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica O Dr Alexandre Nunes de Andrade é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Infiltração

Por causa de sua composição química, o PMMA pode ser infiltrar nos tecidos musculares, o que impossibilita a remoção do produto. Em situações como essa, é preciso retirar parte do tecido junto com o PMMA.

Necrose

Grânulos formados pela substância podem comprimir microvasos, prejudicando a circulação sanguínea ou até interrompendo-a. Esse efeito, chamado de isquemia, pode resultar na perda tecidual.

Cicatriz hipertrófica

Quando injetado dentro do músculo, o PMMA pode estimular a formação de cicatrizes hipertróficas. Isso acontece por causa do movimento muscular constante. Por esses motivos, o PMMA só é recomendado em pequenas quantidades. Portanto, realizar preenchimento nos glúteos ou nos quadris é altamente contraindicado.

 

admin

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: