• (61) 4104-6161
  • apoio@drplastica.com.br
  • EnglishFrenchPortuguese

O QUE FAZER EM COIMBRA

O QUE FAZER EM COIMBRA

Portugal é um destino que tem marcado muito os brasileiros. Todas as cidade  rendem boas lembranças de pontos turísticos históricos importantes, gastronomia de primeira e pessoas muito hospitaleiras. Uma das cidades mais antigas da Europa e uma das maiores de Portugal, Coimbra é um grande centro empresarial, cultural, educacional e histórico. Ela está localizada na província da Beira Litoral, entre Lisboa e Porto, e devido a importante Universidade de Coimbra, a cidade é historicamente universitária.

 

Jardim Quinta das Lágrimas

Se você, assim como eu, gosta de uma história de amor, não pode deixar de caminhar pelo Jardim Quinta da Lágrimas, que foi cenário de uma das histórias mais românticas do mundo, eternizada por Camões: o amor proibido entre o príncipe português Pedro I e a dama de companhia Inês de Castro, que foi coroada morta (Inês foi degolada a mando do Rei D. Afonso IV)  por seu amado quando este se tornou rei. Aliás, é por causa desse acontecimento trágico (e muito romântico) que surgiu a expressão “Inês é morta”.

No jardim, encontram-se a Fontes dos Amores e a Fonte das Lágrimas, rodeadas pelos muros do Jardim Medieval. Em cada um desses locais, há pistas do amor Inês e Pedro I, que trocaram bilhetes, encontraram-se secretamente. Diz a lenda que as águas da Fonte das Lágrimas surgiram das lágrimas de Inês e a coloração vermelha da algas é o sangue da dama.

Jardim Quinta das Lágrimas, Coimbra.

Portugal dos Pequenitos

Tem criança na viagem? Então, essa é uma parada obrigatória! O Portugal dos Pequenitos é um parque temático e lúdico, fundado em 1940, que tem como objetivo mostrar aspectos da cultura e arquitetura portuguesa através da miniatura de importantes patrimônios portugueses em Portugal e no mundo. Além das construções em escala reduzida, o visitante ainda pode conhecer os museus do Traje, da Marinha e do Mobiliário e também casas de banho, lojinhas e cafés.

Universidade de Coimbra

É lindo de passear pela Universidade de Coimbra, que hoje possui cerca de 25 mil estudantes, e saber que é a universidade em funcionamento mais antiga do mundo. Foi fundada em 1290, pelo Rei D. Dinis I, com o aval do Papa Nicolau IV com as faculdades de Artes, Direito Canônico, Direito Civil e Medicina. Atualmente, são mais de 45 cursos disponíveis e a maior comunidade de alunos estrangeiros do país.

Universidade de Coimbra

Biblioteca Joanina

Considerada uma das bibliotecas mais espetaculares do mundo, a Joanina é uma biblioteca do século XVIII, em estilo barroco, também reconhecida como uma das mais originais da Europa. Além de ser um local de pesquisa de estudiosos do mundo todo, é cenário de diversas manifestações culturais como exposições e concertos musicais. A biblioteca, que fica no Palácio das Escolas da Universidade de Coimbra, no pátio da Faculdade de Direito, possui cerca de 1250 m² e 70mil volumes, incluindo um rico acervo de documentos até 1800, conhecidos como Livro Antigo, da Universidade.

Turismo Religioso em Coimbra

Impossível visitar uma cidade portuguesa que não possua pontos turísticos religiosos e Coimbra não deixa a desejar nesse quesito. Independentemente de você ser ou não religioso ou qual é sua religião, vale a pena conhecer algumas construções e museus, com riquíssimos valores históricos.

Sé Velha

Impossível visitar uma cidade portuguesa que não tenha construções religiosas que valham a pena. A catedral Sé Velha possui estilo arquitetônico predominantemente romântico, com toques góticos (claustro) e renascentistas (porta lateral) e é a única nesse estilo da época da Reconquista que continua intacta até hoje. A construção da igreja teve início em 1162 e foi finalizada em sua maioria no início do século VIII, mas passou por obras importantes no século XVI. Ela foi sede episcopal de Coimbra até 1772, quando esta passou a ser na Sé Nova.

É na Igreja da Sé Velha que fica uma das peças mais importantes e bonitas do renascimento português: o medalhão com a imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus.

Sé Nova

Sede da Diocese de Coimbra, a Sé Nova começou a ser construída em 1598 e só foi inaugurada em 1698. Sua construção é marcada por linhas simples e fortes, com decoração barroca na fachada e o interior em estilo maneirista. A entrada na catedral é gratuita e, caso queira visitar o museu para conhecer os bastidores, há um valor simbólico de 1€.

 

Mosteiro de Santa Clara

Às margens do rio Mondego fica o Mosteiro de Santa Clara – A velha, que é tido como uma construção de altíssimo valor arquitetônico e cultural de Portugal. Boa parte do edifício encontra-se em ruínas devido a inundações que sofreu ao longo do tempo fazendo com que ele, inclusive, passasse um logo período inativo. Hoje, além de ter as atividades retomadas, é também um museu com rico conteúdo histórico.

Gastronomia em Coimbra

Além dos pontos turísticos, Coimbra é uma das melhores cidades para provar o que a gastronomia portuguesa tem de melhor. É nesta região que é possível encontrar a Chanfana, um prato feito de carne de cabra, ovelha ou porco mergulhada em vinho condimentado, feito em panelas de carro e forno à lenha. E também uma das sete maravilhas da culinária de Portugal, o Leitão à Bairrada.

admin

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: