Mamoplastia: Quando está cirurgia plástica é indicada ?

O que é mamoplastia?

Mamoplastia é a cirurgia plástica das mamas humanas que visa alterar o volume ou a forma delas, aumentando-as por meio da aplicação de silicone ou diminuindo-as por meio da retirada de tecido mamário. Conforme as indicações do cirurgião plástico, em acordo com o paciente, os implantes para aumento do volume podem ser colocados em diversos locais das mamas: periareolar, sulco inframamário, vertical, transareolopapilar, etc. A mamoplastia redutora consiste na diminuição cirúrgica do volume e peso das mamas, diminuindo ou ajudando a reduzir a dor nas costas e o peso nos ombros.

Quando está indicado fazer uma mamoplastia?

Geralmente indica-se a mamoplastia quando a mulher encontra-se incomodada com o volume de suas mamas ou quando elas estejam ocasionando algum tipo de sinal ou sintoma patológico. A mamoplastia também pode consistir na reconstrução das mamas mutiladas por acidentes ou cirurgias de remoção de tumores. Uma flacidez excessiva e incômoda, por exemplo, pode surgir devido ao envelhecimento, à gravidez, à amamentação, a oscilações de peso ou à hereditariedade. O tamanho excessivo das mamas, por seu turno, pode gerar desconforto físico e sintomas como dores nos ombros, nas costas, na coluna e alterações de postura. Por outro lado, mamas muito pequenas podem causar grande insatisfação e baixar a autoestima da mulher, que pode se beneficiar muito de uma mamoplastia que dê mais volume aos seios.

Qual o preparo necessário para fazer uma mamoplastia?

O preparo mais importante para a mamoplastia é esclarecer-se bem com o cirurgião plástico sobre em que consiste a cirurgia, que resultados esperar e quais as possíveis complicações e riscos. A nova mama projetada deve estar em harmonia com a compleição física geral da mulher. Isto é, deve guardar proporcionalidade com o seu corpo. Uma vez feito isso, a paciente deve realizar os exames pré-operatórios de praxe: exame de sangue, eletrocardiograma, radiografia de tórax. Uma detalhada análise da mama com ultrassonografia e mamografia já deverá ter sido feita.

Como se realiza o procedimento?

A paciente deve estar internada em um hospital. O procedimento será realizado num centro cirúrgico e a paciente receberá anestesia local, geral, peridural ou associada, conforme o caso, a critério da equipe cirúrgica.

Existem diversas técnicas cirúrgicas, as quais devem ser adaptadas pelo cirurgião plástico a cada caso concreto. A cirurgia, em si, dura de duas a quatro horas, dependendo do tipo de mama e da intervenção a ser realizada, no entanto, a permanência da paciente no centro cirúrgico pode ser um pouco maior porque envolve também o período de preparação e recuperação anestésicas. Depois da cirurgia são aplicados curativos elásticos e modelantes, os quais devem ser trocados periodicamente, de acordo com a orientação médica. O tempo de internação é curto, em torno de 24 horas.

Como é o pós-operatório da mamoplastia?

Depois da mamoplastia, são necessários os cuidados gerais que devem ser observados em qualquer cirurgia: prevenção medicamentosa de dores (analgésicos) e infecções (antibióticos, se necessários); não tracionar a região operada; deambular o mais rapidamente possível; cuidar bem dos curativos, etc.

Os cuidados específicos com a cirurgia das mamas são:

• No primeiro mês pós-cirurgia, não movimentar os braços acima dos ombros.
  • Usar sutiã de sustentação, ou sutiã cirúrgico, durante um mês.
  • Não dormir de lado por 30 dias ou de bruços por 90 dias.
  • Evitar tomar sol nas mamas ou fazer exercícios que as sacudam, por 90 dias.
  • Trocar regularmente os curativos durante trinta a sessenta dias.
  • Não carregar pesos, praticar exercícios físicos ou dirigir por trinta dias.
  • Retirar os pontos no período indicado pelo cirurgião plástico (às vezes são usados pontos absorvíveis, que não precisam ser retirados).
  • Os hidratantes podem ser passados ao redor das mamas, mas não sobre o corte cirúrgico.
  • A mulher operada não deve ficar sem sutiã durante os três meses seguintes à cirurgia e depois deve diminuir esse tempo em quatro horas no máximo.

As cicatrizes cirúrgicas passarão por diversos estágios de evolução e, não havendo complicações, ficarão cada vez mais inaparentes, atingindo seu estágio definitivo ao final de um ano após o procedimento. No entanto, elas são facilmente encobertas por sutiãs ou biquínis. As mamas operadas também passam por fases evolutivas e somente depois de doze a dezoito meses assumem sua forma definitiva.

Pacientes com mamas muito grandes, que tenham sido reduzidas, podem apresentar dificuldades de amamentar; se as reduções forem médias ou pequenas, é possível que não haja problemas.

Quais são os possíveis riscos e complicações da mamoplastia?

A mamoplastia tem o mesmo pequeno risco inerente a toda anestesia e cirurgia.

A mamoplastia, mesmo sendo realizada corretamente e pela técnica adequada, pode deixar cicatrizes inestéticas, hipertróficas ou queloidais. Vários recursos clínicos e cirúrgicos, no entanto, executados na época adequada, permitem melhorar tais cicatrizes.

Como evolui a mamoplastia?

Pode levar um tempo relativamente longo até que as mamas atinjam seu ponto ideal. A evolução de uma das mamas pode ser diferente da outra e durante algum tempo elas podem ficar desiguais, o que normalmente se corrige com o tempo.

Mesmo as mamas corretamente operadas sofrerão a ação do tempo e se modificarão correspondentemente ao envelhecimento do organismo.

Procure manter seu peso corporal sem grandes alterações, porque engordar e emagrecer pode fazer a mama ceder muito.

A pele da mama operada pode ficar dormente por algum tempo, mas a sensibilidade volta ao normal com o passar dos meses.