• (61) 4104-6161
  • apoio@drplastica.com.br
  • EnglishFrenchPortuguese

Como enfrentar a tristeza do domingo à noite?

Como enfrentar a tristeza do domingo à noite?

Em teoria, o período entre a noite de sexta-feira e a manhã de segunda-feira deveria ser repleto de momentos prazerosos. Apesar disso, é comum que as noites de domingo, que deveriam ser aproveitadas com a família, amigos ou pets, sejam momentos de pensamentos como: “Que reuniões eu tenho amanhã?” ou “A que horas devo acordar para chegar a tempo do meu primeiro compromisso de segunda-feira?”.

Parece familiar? Pois você não está sozinho.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse foi classificado como a epidemia do século 21. Estudos mostram que o trabalho é, de longe, o maior produtor de estresse para adultos norte-americanos e os números têm aumentado de maneira progressiva nas últimas décadas. Um relatório do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional revelou que 40% dos trabalhadores declaram que seus empregos são muito ou extremamente estressantes e 25% deles enxergam o trabalho como o principal fator de estresse de suas vidas. Por isso, não é surpresa o fenômeno batizado de “tristeza do domingo”: a ansiedade sentida na iminência do começo da semana de trabalho. Não é uma criação da sua cabeça – é algo real. De acordo com um levantamento feito pelo site “Monster”, 76% dos norte-americanos alegam sentir muita tristeza nas noites de domingo.

Programe uma atividade divertida

Ficar largado no sofá de casa aumenta a probabilidade de que os pensamentos ruins se instalem. Tente planejar uma distração ou atividade divertida para manter o foco em coisas positivas. Direcione esse tempo para seu passatempo favorito, vá ao cinema, tome sol ou beba uns drinques com amigos. Planeje uma fuga aos fins de semana. E comece a prestar atenção nos momentos em que o sentimento de ansiedade começa, assim você pode marcar as atividades prazerosas para essas horas.

Desconecte-se do e-mail

Você não precisa estar a todo momento na internet, como seu chefe. A partir do momento que você começar a responder mensagens nas noites de domingo, essas será uma atitude esperada de você para sempre. Em vez disso, crie a rotina de sempre checar seu e-mail durante a semana e reservar os fins de semana para atividades pessoais. Estabeleça alguns limites e se mantenha fiel a eles. Se tiver tempo para se recarregar aos sábados e domingos, suas manhãs de segunda-feira serão bem mais produtivas.

Planeje a próxima semana

Como é possível se desconectar dos e-mails? Tente planejar sua semana com antecedência. Reserve a manhã de sexta-feira para estabelecer objetivos e prazos para a semana que está por vir. Limpe sua caixa de entrada para começar do zero na segunda-feira – você pode até escrever e-mails e programar o envio deles em uma data futura. Ao organizar seus pensamentos e se preparar para reuniões futuras, você garante um fim de semana melhor.

admin

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: