• (61) 4104-6161
  • apoio@drplastica.com.br
  • EnglishFrenchPortuguese

Dicas para tornar seu ambiente de trabalho em casa mais eficiente

Dicas para tornar seu ambiente de trabalho em casa mais eficiente

Com a pandemia de coronavírus em todo o mundo, milhões de pessoas subitamente passaram a trabalhar em casa –felizmente ou infelizmente. Em muitos casos, isso significa compartilhar a mesa da sala de jantar com crianças que estão aprendendo à distância ou então se apertar no canto de um quarto bagunçado. Mas Yaara Gooner vai ajudá-lo. A arquiteta e designer trabalhou com hotéis cinco estrelas, restaurantes de luxo e propriedades comerciais de destaque em todo o mundo, projetando espaços que aumentam a produtividade e estimulam a criatividade, além de oferecer uma sensação de lar.

Mais recentemente, como arquiteta e designer-chefe da LABS (empresa de espaços de coworking localizados em Londres) e da companhia STAY (de apartamentos com serviços de luxo típicos se um hotel boutique), Gooner se concentrou em criar ambientes que ajudem as pessoas a prosperar. “Criamos espaços otimizados para dormir, trabalhar e se divertir”, diz. “Eles são projetados com foco no bem-estar, onde membros e convidados podem ser mais produtivos e se sentir melhores.”

1. Crie um escritório (mesmo que já tenha um)

“Uma série de fatores deve ser considerada ao projetar um escritório em casa. Esse espaço pode ser a própria sala organizada para o trabalho, o canto de uma área comum ou de uma mesa de jantar que teve que ser adaptada”, diz Gooner. “De qualquer maneira, um design bem pensado pode ajudar a transformar o espaço e a mentalidade em um ecossistema de produtividade.”

A primeira coisa a se pensar, diz Gooner: “É criar uma zona que pareça distinta do resto de sua casa”.

Crie espaços diferentes em casa para que os limites entre a vida pessoal e profissional não fiquem muito nebulosos. “Se você tem o luxo de um escritório em casa, aplicar diferentes detalhes de design é uma ótima maneira de restringir o uso da área apenas para o trabalho”, diz Gooner. “Da mesma forma, se tiver que adaptar um móvel no canto de um quarto ou utilizar uma mesa de jantar, certifique-se de limpar o espaço de qualquer item de ‘escritório’ no final do dia e reorganizar sua casa. Essa estratégia cria zonas (e limites) por meio dos objetos que usados a qualquer momento. ”

Outra dica: “Use o tempo que você normalmente gastaria em seu trajeto ao trabalho para montar ou desmontar seu escritório”, diz Gooner.

2. Adicione plantas

Pesquisas comprovam que a adição de plantas ao local de trabalho diminui o estresse, aumenta a produtividade e melhora a memória. “A natureza é fundamental para o processo de design do LABS e prometemos ter pelo menos uma planta a cada 9 metros quadrados”, diz Gooner. “Existem aplicações concretas de saúde para esta iniciativa. É dito que uma planta de tamanho médio, com ocupação de 15 metros de espaço de escritório, absorve 75% dos poluentes transportados pelo ar, o que é um benefício importante nas movimentadas unidades londrinas da LABS. ”

Trabalhar em um ambiente com menor toxicidade não apenas melhora a produtividade do trabalhador, mas também a saúde. “Para criar um escritório em casa que seja limpo e caseiro, misture tons naturais e adicione cor com as plantas”, diz Gooner.

3. Use a iluminação de forma inteligente

“Sempre tente maximizar a luz natural no seu espaço de trabalho”, diz Gooner. Se possível, coloque sua mesa perto de uma janela, o que ajudará seu corpo a seguir seus ritmos circadianos.

“Nossos corpos respondem à mudança da luz, de modo a nos permitir seguir os padrões de sono e produtividade e nos preparar para o trabalho ou para o descanso. Perturbar essa dinâmica pode levar à insônia e prejudicar a digestão”, diz Gooner. “A maximização da luz natural está na vanguarda da fase de desenvolvimento dos espaços LABS e STAY, e eu realmente incentivo a todos fazerem o melhor uso possível desse recurso em sua casa. O contato com ele também melhora a regulação de vitamina D, serotonina e melatonina –que nos fazem sentir mais felizes e saudáveis, de modo a contribuir para o nosso bem-estar geral”.

admin

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: