• (61) 4104-6161
  • apoio@drplastica.com.br

Dicas para não pirar no isolamento

Dicas para não pirar no isolamento

Evitar contato social e ficar em casa é a melhor forma de conter o avanço do coronavírus. Crianças sem ir à escola, adultos em regime de home office, encontros e rolês cancelados. Mas a situação é essa e temos que ser conscientes e nos adaptar. Ficar em segurança e fazer o melhor dessa experiência. Essas dicas vão te ajudar a passar por esse desafio sem pirar e, quem sabe, sair dessa melhor do que entrou.

  1. Siga uma rotina

Mantenha uma rotina saudável e produtiva. Acorde cedo, vista-se e faça suas atividades cotidianas preservando os horários habituais. Se estiver trabalhando em casa, defina os períodos de trabalho e atenha-se a eles. A rotina é importante para que a mente se sinta segura e focada. A falta de um padrão diário de comportamento aumenta a sensação de confusão e descontrole. Adapte sua rotina às novas necessidades, mas cuide do ritmo da vida.

  1. Mantenha a casa limpa e arrumada


Já que é para ficar em casa, que ela seja um local limpo e agradável. Um ambiente organizado e prazeroso ajuda a acalmar e clarificar a mente, além de ser fundamental para a autoestima. Abra as janelas, faça a cama, lave a louça, limpe a casa e cuide das roupas. Sem neura, mas com carinho e alegria. Você merece um espaço digno e saudável, cuide bem dele e ele cuidará de você.

  1. Faça exercícios físicos diariamente

Seu corpo precisa de atividade para que você se mantenha equilibrado e saudável. Com a locomoção e os trajetos reduzidos, precisamos buscar alternativas de exercícios físicos para compensar o movimento que estamos deixando de fazer. Existem muitas atividades que requerem pouco espaço e podem ser feitas em casa. O exercício físico diário vai deixá-lo mais relaxado, positivo e preparado para lidar com a nova rotina com consciência e clareza.

  1. Tenha contato com a natureza


Mesmo que os passeios estejam, temporariamente, limitados, é importante procurar alguma conexão com a natureza para manter o equilíbrio e a paz interior. Cultive e cuide de plantas, fique atento ao som dos pássaros, olhe para o céu e observe o movimento das nuvens. A natureza e seus ciclos sempre se manifestam de alguma forma e são um constante lembrete de como a vida é bela.

  1. Pratique meditação

A meditação é uma prática simples que permite alcançar um estado de maior clareza mental e emocional. Existem muitas linhas e técnicas que podem ajudá-lo nessa atividade. O importante é cultivar o hábito e praticar diariamente, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Tirar um momento de silêncio e calma para si mesmo, afastar-se do mundo e concentrar-se no seu interior, acalmando a respiração e observando os pensamentos que vierem, já é um bom começo. Existem muitos apps gratuitos (como o Headspace) e bastante conteúdo online (como as meditações guiadas e palestras da Brahma Kumaris). Quando você se equilibra internamente, torna-se mais forte e capaz de lidar com os desafios com mais consciência e tranquilidade.

  1. Cultive hábitos que te façam bem

Aproveite o momento para praticar um hobby, aprender algo que sempre quis, ler os livros que não ainda conseguiu terminar, assistir aos filmes da sua lista ou apenas fazer coisas que te tragam uma sensação de bem-estar e paz. Dedique, diariamente, um tempo para essas atividades, elas são importantes para levar alegria e equilíbrio à rotina. Além de se sentir mais realizado e feliz, você vai sair da quarentena mais habilidoso e culto.

  1. Evite a hiperconvivência

Caso você esteja passando a quarentena junto com outras pessoas, em casa, cuide para manter um bom relacionamento com quem está à sua volta. Lembre-se de que todos estão passando por um momento delicado e de que o excesso de convivência pode gerar atritos. Ainda que o espaço e a maioria das atividades sejam compartilhados, é importante definir e assegurar alguns períodos de privacidade para todos. Assim, podemos aproveitar melhor os momentos juntos, com mais leveza e conexão.

  1. Cozinhe sua comida

Além de ser uma medida preventiva para garantir o controle e a higiene do que você consome, cozinhar é uma atividade muito indicada para combater o stress e melhorar o equilíbrio. Cozinhar requer foco, organização, controle e calma: tudo aquilo que precisamos desenvolver e preservar. A comida feita em casa é também mais saudável e fresca. Encare como uma ótima oportunidade de melhorar suas habilidades culinárias e se tornar cada vez mais amigo das panelas. No Tasty Demais tem todas as receitas do mundo para você aprender e se inspirar. 😉

  1. Cuide da sua imunidade


Antes de mais nada, fique muito atento a todos os cuidados de higiene indicados para o momento: lave sempre as mãos, higienize objetos, evite contato com outras pessoas, não compartilhe louças, talheres e toalhas. Nada pode susbstituir as orientações de prevenção ao contágio, que devem ser seguidas à risca. Junto com isso, manter-se saudável é importante para que o organismo não fique mais vulnerável a qualquer problema. Lembre-se de que o sistema de saúde já está no limite e que devemos poupá-lo o máximo possível. Então, procure se alimentar de forma balanceada, dormir bem e praticar exercícios físicos, evitando abusos e stress. Inclua no cardápio frutas ricas em vitamina C, alho, gengibre e vegetais frescos, alimentos que colaboram com o sistema imunológico. O bem-estar físico se reflete no bem-estar emocional. Mantenha-se equilibrado em todos os sentidos.

  1. Evite conteúdos e discussões tóxicos


Tempos de incerteza deixam as pessoas inseguras, irritadas e ansiosas. É natural que muitos conteúdos e debates reflitam esse sentimento. Informação é essencial, mas precisamos estabelecer limites no envolvimento com as situações para evitar desgastes que podem nos desestruturar emocionalmente. Você deve estar centrado para ter condições emocionais de lidar com o momento. Saiba reconhecer quando algo não está fazendo bem e procure se afastar. Busque outras atividades, leia sobre assuntos diferentes, evite embates desnecessários. Tenha mais consciência sobre o tipo de conteúdo que consome e evite ser contaminado pelo descontrole exterior.

  1. Cuide-se para cuidar de todos


Quando você está equilibrado, todos à sua volta se beneficiam. A maneira como você se sente e reage se reflete no mundo exterior. Pensamentos, sentimentos, palavras e ações têm consequências e podem contribuir positivamente para o contexto. Cuide-se e saiba que você pode fazer muito mais pelo mundo do que imagina. Estamos juntos e cada um é importante.

admin

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: