Cirurgia para aumentar o pênis funciona?

Existem dois tipos principais de cirurgias que ajudam a aumentar o tamanho do pênis, um para aumentar o comprimento e outro para aumentar a largura. Embora estas cirurgias possam ser usadas por qualquer homem, não são oferecidas pelo SUS, uma vez que são consideradas apenas como melhoria estética do corpo.

Além disso, este tipo de cirurgia normalmente não traz os resultados esperados e pode até causar complicações sérias como deformação do pênis, cicatrizes ou infecção, por exemplo.

Dessa forma, a necessidade de fazer uma cirurgia de aumento peniano deve ser sempre discutida com um urologista, para entender quais os benefícios e riscos em cada caso.

Cirurgia para aumentar a largura

A cirurgia que aumenta a largura do pênis pode ser feita de duas formas:

• Injeção de gordura: é feita lipoaspiração em outra parte do corpo, como os flancos, barriga ou pernas, e depois uma parte dessa gordura é injetada no pênis para preencher e dar mais volume;

Para o enxerto de gordura o Dr. Alexandre Nunes cirurgião plástico em Brasília usa apenas uma pequena área para retirar a gordura.
” Se quiser fazer essas áreas pode fazer também, mas será feito uma lipoescultura muito bem feita e no mesmo dia já é feito o enxerto. Fica muito bom assim.” informa o Dr. Alexandre.

Dependendo do tipo de cirurgia, e de cada caso específico, pode existir um aumento entre 1,4 a 4 cm do diâmetro do pênis.

Em qualquer um dos casos, existem riscos elevados sendo que, na injeção de gordura pode surgir deformidade do pênis, enquanto na colocação de rede é mais comum o desenvolvimento de uma infecção, por exemplo.

Cirurgia para aumentar o comprimento

Quando o objetivo é aumentar o tamanho do pênis, geralmente é recomendada uma cirurgia que corta o ligamento que liga o pênis ao osso púbico, permitindo que o órgão sexual caia mais e pareça maior.

Embora esta cirurgia possa aumentar o tamanho do pênis flácido em cerca de 2 cm, é frequente não notar diferença quando o órgão está ereto. Além disso, devido ao corte do ligamento, muitos homens referem que durante a ereção possuem uma elevação menor do pênis, que pode acabar dificultando o contato íntimo.

Como é a recuperação

A recuperação da cirurgia de aumento do pênis é relativamente rápida, sendo que pode ser possível voltar ao trabalho em até 1 semana depois do procedimento.

Na maior parte dos casos é possível voltar a casa no dia seguinte à cirurgia, sendo apenas recomendado manter o repouso em casa até à remoção dos pontos e seguir alguma orientações que incluem tomar os analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico, assim como manter o curativo sempre seco e limpo.

As relações sexuais só devem ser retomadas depois de 6 semanas ou quando for indicado pelo médico e os exercícios físicos mais intensos, como correr ou ir na academia, só devem ser iniciados depois de 3 a 6 meses.