Alectomia : a cirurgia das asas nasais

A definição de alectomia é: a cirurgia das asas nasais. As asas nasais são as estruturas mais laterais do nariz, elas circulam as narinas. São compostas de pele, tecido subcutâneo, gordura, tecido conectivo e mucosa.

Originalmente a alectomia era um passo da cirurgia de rinoplastia. Entretanto, como o Brasil é um país de extrema miscigenação, com o passar do tempo e a evolução natural das cirurgias estéticas e rinoplastias fomos observando que em muitos casos haveria a indicação apenas de se manipular as asas nasais, cirurgicamente, afim de obter uma proporção facial mais adequada, a cada caso.

Muitas vezes os pacientes procuram o otorrino ou o cirurgião plástico da face, para corrigir o nariz em virtude das queixas de abas nasais, ou asas nasais, muito largas, ou quando, no sorriso, as asas crescem muito.

Assim, hoje consideramos a alectomia uma cirurgia plástica da face, de baixa complexidade, com baixos índices de complicações. Entretanto, seus riscos existem e devem ser realizados com o melhor cirurgião plástico da face ou o melhor otorrino a que você tenha acesso.

Quais as indicações da alectomia?

O nariz deve estar contido numa linha imaginária que passa pelo canto interno de cada um dos olhos, perpendicular ao chão, estas linhas são denominadas linhas intercantais. As asas do nariz devem estar junto a esta linha ou no máximo a 1–2 mm de sua localização. Assim, basta se olhar no espelho e fazer uma auto análise. Caso esteja fora destas linhas, provavelmente seu nariz é considerado largo. Neste caso, a alectomia pode resolver seu problema.

A alectomia tem indicações cirúrgicas muito precisas.

A cirurgia das asas nasais, ou, das abas nasais, deve ser realizada como um passo da cirurgia plástica de rinoplastia (mais comumente realizada).

Ou seja, quando o paciente tem a deformidade de asas largas, asas grandes ou asas abertas ao sorriso e já está realizando a rinoplastia para correção de outros pontos do nariz, a alectomia está indicada. Deve ser realizada como ultimo passo da cirurgia, já que se trata de refinamento da Rinoplastia.

Entretanto, caso a opção da cirurgia seja por realizar uma rinoplastia ultrassônica (piezoelétrica) esta rinoplatia é realizada pelo acesso aberto total, ou seja, além da incisão na columela, devemos realizar incisões nas asas nasais, (começo da cirurgia). Ao final, antes de suturar, se resseca o excesso de asa.

A outra indicação, ocorre quando não temos a necessidade de realizar uma rinoplastia. Neste caso, já temos um nariz com base nasal dentro dos padrões estéticos, dorso nasal reto ou dorso nasal curvo, ponta nasal adequada para toda estrutura nasal. Apenas a aba nasal ou asa nasal é grande, ou asa nasal larga ou ainda, quando o paciente sorri, a asa nasal fica grande.

Neste caso, podemos realizar somente a cirurgia de alecotmia. Neste caso, a cirurgia pode ser realizada com anestesia local em ambiente de consultório, desde que habilitado pela vigilância sanitária.

Como é feita a cirurgia de alectomia? Anestesia local vs. anestesia geral?

É essencial uma avaliação prévia. Avaliação de números e medidas do nariz. Obedecer as proporções faciais, os terços faciais e no caso da alectomia, principalmente os quintos faciais.

A cicatriz da cirurgia fica na curvatura do nariz, numa região em que permanece camuflada pela própria curvatura. Assim, praticamente imperceptível.

Após a avaliação, junto da programação cirúrgica temos dois casos:

No caso da alectomia ser realizada juntamente com a Rinoplastia, o procedimento é semelhante à cirurgia de rinoplastia, já que a alectomia seria apenas um passo da cirurgia de rinoplastia.

No caso da alectomia nasal ser realizada em ambiente de consultório a cirurgia é realizada com anestesia local. Pode ou não ser utilizada a sedação superficial no paciente.

A anestesia local pode ser realizada tanto por infiltração anestésica apenas no local das incisões nas abas nasais, como também pode ser realizado o bloqueio anestésico junto aos forames de saída dos nervos faciais sensitivos.

Após a cirurgia ser realizada, nos casos de utilizar apenas a anestesia local, o paciente pode ir embora para sua casa. Não há necessidade de permanecer internado no hospital. Caso seja utilizado algum tipo de sedação, o paciente deve ir acompanhado para sua casa, não podendo deixar o hospital sozinho.

É uma cirurgia rápida, normalmente, duração de 30 minutos.

Quais os riscos e complicações das alectomias?

Como toda cirurgia há riscos para o paciente. Alguns, inerentes ao procedimento anestésico, outros relacionados à cirurgia em si.

Em relação à cirurgia de alectomia, o principal risco é o excesso de ressecção. Caso ele ocorra, em virtude de uma má programação cirúrgica, temos uma nariz muito fechada, assim haverá dificuldade em respirar. Neste caso, pouco pode ser feito, assim, tenha muito cuidado e procure sempre o melhor otorrino ou o melhor cirurgião de sua cidade.

Outro risco é a assimetria, caso a programação cirúrgica seja mal feita ou ainda caso ocorra ressecção maior de um lado da asa do que do outro lado. Neste caso, não há grandes complicações, já que pode ser realizado novo procedimento afim de corrigir tal deformidade.

Há o risco de infecção local, assim, deve-se utilizar antibióticos após a cirurgia. A grande complicação é caso a infecção se estenda para as cartilagens nasais próximas às asas nasais.

Como é a recuperação da alectomia? Como é o pós operatório da alectomia?

A recuperação da cirurgia de alectomia é super tranqüila. Praticamente não há edemas locais, não há dor e o incomodo é discreto.

Medicações analgésicas e antiinflamatórias simples podem ser usadas para dar mais conforto ao paciente.

É interessante o uso de medicações antibióticas em virtude da solução de continuidade que se faz na cirurgia. Assim, um dos grandes riscos é a infecção subjacente até as cartilagens nasais, portanto, sempre deixo prescrito antibióticos para esta cirurgia.

Há inúmeros pontos externos, estes, em geral feitos com fio de nylon, bem fininho, menor que um fio de cabelo. Costumo fazer a retirada dos pontos após cinco dias, resultando com isto uma cicatriz cirúrgica mais adequada para a região alar, no qual fica praticamente imperceptível.

Durante os três primeiros meses após a cirurgia, deve-se evitar a exposição solar prolongada e utilizar protetor solar. Caso não seja obedecidas estas orientações, pode haver escurecimento das cicatrizes.

Quanto custa a cirurgia de alectomia?

O custo de uma cirurgia de alectomia é bem menor que o custo de uma cirurgia de rinoplastia ou outras cirurgias plásticas. O simples fato da cirurgia poder ser realizada com anestesia local, sem sedação, deixa este tipo de cirurgia com um custo menor. O valor do hospital costuma ser em torno de um quarto do valor de uma cirurgia com anestesia geral. Não há necessidade de equipe de anestesia, podendo esta ser realizada pelo próprio cirurgião.